"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. (Rubem Alves)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

10 Maneiras Eficazes de Ensinar Matemática - Aprendendo com Jogos

Jogos do tipo tabuleiro

Acredite ou não, estes brinquedos populares possuem uma grande capacidade, na maioria das vezes ignoradas por todos, de ensinar matemática às crianças.

Jogos básicos do tipo labirintos e explorações de subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos, ensinam as crianças os conceitos de sequência e contagem.

Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada, gerenciamento de dinheiro e valores.

Jogos como Jogo da velha, Damas e Xadrêz, ensinam estratégia e lógica.

Jogos de Cartas

Jogos básicos como Peixe ensinam às crianças pequenas, o reconhecimento dos números.

Jogos mais complexos como, Batalha, ajudam a construir as bases primárias e ensinam sequência, definição e uso de valores e estratégia.

Quebra-Cabeças

Quebra-cabeças de figuras recortadas é uma excelente ferramenta para ensinar e desenvolver a habilidade matemática.

Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados, ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como, sequência e ordenação para agrupar as peças do quebra-cabeças.

Blocos de Construção

Não importa se as crianças estão usando blocos planos de papelão ou madeira, ou legos, construir estruturas coerentes e lógicas, exige matemática básica e habilidades de engenharia.

As crianças usam; tamanho, forma e sequência para dar vida e expressão as suas criações. Através do método de tentativa e erro eles aprendem qual a melhor técnica a ser usada e qual a que funciona.

Fonte: Site de Dicas

2 comentários:

  1. Boa tarde.

    Andréa o seu blog me ajudou muito com o meu trabalho da faculdade, pois faço normal superior tenho que criar um caderno de atividades de matemática com jogos e brincadeiras.
    Desde já muito obrigado,
    abraços Luize Abdala

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vou precisar fazer um portfolio com metódos de ensino e aprendizagem na matemática.
    Obrigado.

    ResponderExcluir